top of page

A grande proposta

Israel, Irã e China juntamente com seus aliados, apresentam suas propostas de resolução diante do tema da emenda: Impacto dos microplásticos nos oceanos.


No comitê que tratava do Dumping, foi apresentado o tema da emenda: Impacto dos microplásticos nos oceanos. Após os debates, foi solicitada uma proposta de resolução, quando surge o inesperado, Rússia, Irã e China juntamente com seus aliados iniciaram uma disputa pela melhor proposta. Rússia sugeriu a biorremediação, que seria uma medida para os países mais desenvolvidos; elaboração de legislação específica internacional que proíba o despejo de plásticos nos oceanos e criação de um órgão regulador mundial que ficará responsável pela fiscalização dos países assinantes deste acordo, OMRMA (Organização Mundial Reguladora do Meio Ambiente).

Já Israel e os aliados sugeriram a redução da produção de plástico, principalmente no continente asiático, o país que exceder a quantidade estipulada pagaria uma multa, a qual seria enviada a ONGs de proteção dos oceanos. Ademais, sugeriram que os países com recursos econômicos invistam em reciclagem química e energética.

Após apresentarem suas propostas aos mediadores e delegados, houve a votação, vencida pela Rússia com a maioria dos votos. Na sequência, todos que concordaram com o país e seus aliados, assinaram a proposta de resolução, finalizando, assim a segunda sessão de debates da tarde de terça-feira com sucesso nas propostas aprovadas. Espera-se que o próximo debate seja ainda melhor que esse, cheio de informações e novas ideias.

Delegados de vários países planejando uma proposta de resolução.

Delegada de Israel



















Delegados de Irã e Rússia.









por Larissa Rodrigues e Maria Clara Gomes

46 visualizações
bottom of page