top of page

Silêncio e ansiedade

Atualizado: 4 de jul. de 2019

Durante o primeiro turno da simulação da ONU, os integrante do comitê de diversidade genética ‘A’ passaram por um silêncio constrangedor, resultado da ansiedade e expectativa.


Logo no início dos debates sobre diversidade genética dentro das atividades do IFMundo, na tarde de 02/07, ocorreu a primeira reunião dos delegados simulando a ONU. Inicialmente os delegados mostraram bastante interesse em suas apresentações, todos solicitavam um bom debate com propostas de resolução com vistas a atender aos pontos propostos. Contudo assim que a delegação da China pediu uma moção para entrar na ementa com o tema: "Responsabilidade de países de situações econômicas divergentes na consagração do meio-ambiente", entrou em discussão o sub-tópico: "Financiamento para pesquisas, sobre este ponto nenhum deles argumentou ou se posicionou".

Depois de alguns minutos de muito silêncio, o mediador Carlito Pereira e sua assistente Bianca Antunes leram um texto sobre o tema para ajudar os delegados a formarem seu posicionamento. Assim que alguns países disseram o que apoiavam, foram feitas duas solicitações de debate moderado em menos de cinco minutos e uma indagação feita a delegada do Japão. A indagação surgiu a partir do fato de a delegada ter dito que apoiava a biodiversidade e projetos pró-ambientais, em seguida, a delegada da Turquia perguntou como o Japão apoiava essa biodiversidade se há poucos dias tinham aprovado a volta da caça às baleias. A delegada manteve seu posicionamento diante da situação dizendo que fazia parte da cultura do país desde os primórdios. A reunião foi interrompida e esta discussão será retomada. Aguardamos para ver quais serão os desfechos!




Por: Maria Luiza e Sara Mendes

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: MOCINHO OU VILÃO?

Acusado de não ser favorável à diversidade e questionado em relação às suas ações sobre tema, Estados Unidos é fortemente atacado pelos demais delegados e se defende, dizendo colaborar com os mais nec

bottom of page