top of page

Preparativos: euforia e caos

Atualizado: 4 de jul. de 2019

Hoje começa um dos eventos mais educativos e assustadores do Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Salinas.


Desde o começo da semana vem sendo discutido com mais frequência o famoso IFMundo que está tirando o sono de muitas pessoas (em especial dos alunos que estão em sua primeira experiência) com as diversas preocupações para que tudo saia perfeito.


A equipe de jornalismo Àgora, do IFMundo – Campus Salinas esteve presente no começo da montagem das embaixadas e notou as mais variadas expressões dos alunos com relação à organização desses trabalhos e suas expectativas. As alunas do terceiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico de informática, já na segunda experiência, informaram-nos que estão bastante confiantes e mais organizadas do que no ano anterior, já que foi primeira vez para todos. Entretanto eles disseram que, por estarem em seu último ano na escola, ocorre uma certa pressão, pois além de se concentrarem em estudos, provas, trabalhos, etc., há também as prévias de vestibulares seriados e Enem que requerem bastante estudo e concentração dos alunos.


Os alunos do segundo ano da turma de Agroindústria A que participaram ano passado, estão lidando bem com suas tarefas, e nos reportaram que o evento está mais organizado e fácil de colaborar em grupo, até porque foi anunciado com bastante tempo de antecedência. Outra aluna dessa mesma turma, Estefani, relatou que está um pouco apreensiva por ser a sua primeira vez, mas que está gostando muito da experiência e acha mais fácil lidar com essas tarefas em grupo do que como delegada, que foi sua função no ano passado.


Alguns dos alunos do primeiro ano estão trabalhando em conjunto com outros do segundo (agropecuária A) e acham a experiência bastante divertida, pois além de socializarem com as pessoas de outros anos também aprendem sobre as diversas culturas de todos os países que estão integrados ao projeto. Porém, já notamos que os alunos do primeiro ano estão transparecendo mais ansiedade e preocupação em seu semblante do que os outros alunos, mas o projeto está saindo de acordo com o planejado.


É notório que, mesmo quem já tem a experiência, ainda possui bastante apreensão para que tudo saia perfeito. Afinal, além do aprendizado, também envolve as notas dos alunos. Como é típico dos brasileiros, também há diversão no processo: muitos dos alunos, para aliviar a tensão, já colocaram uma música para descontrair. Isso é totalmente compreensível, só não podem se distrair demais, se não tudo pode acabar em caos.


Por Maria Luiza e Sara Mendes


228 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

CRÔNICA: O CARGO

Finalmente tudo terminou. Ela já não aguentava mais tanta pressão, tanto trabalho! Já não suportava aquela carga horária cansativa, turnos intermináveis, pesquisa atrás de pesquisa, documentos, proble

bottom of page