top of page

Um olhar que almeja conhecimento

Atualizado: 4 de jul. de 2019

Em entrevista com Mateus Carvalho e Ana Luísa, secretário-geral e vice, respectivamente, na última quarta-feira foram questionados sobre importantes aspectos que são obtidos por viés do projeto.



É a sua primeira vez como coordenador e vice do IF Mundo? Sim, é a primeira vez e a segunda que o projeto ocorre no Campus Salinas e estamos dispostos a exercer de maneira coerente e proveitosa a todos.

Como está sendo a experiência? É algo muito promissor, visto que há um maior contato com os demais alunos e, dentro de nossas funções, é possível contribuir com o processo dos envolvidos. Além dessas experiências serem fundamentais para criar um vínculo com as demais séries do ensino médio e proporcionar às pessoas que não têm tanta aptidão, são tímidas ou que não têm boa oratória, a oportunidade de adquirir conhecimentos de mundo, aumentar sua concepção geopolítica e histórica.

Quais os pontos positivos e negativos do projeto? Quanto à positividade, considero algo muito bom para construção de um profissional, pois nos faz conseguir uma identificação, ou não, em alguns casos com aquilo que está sendo desenvolvido, já que envolve áreas do conhecimento, tais como Ciências Humanas e Linguagens, fazendo com que a pesquisa seja instigada e talvez acarrete na escolha de uma possível profissão no futuro. Em relação aos pontos negativos, não vejo nenhum no que se refere no processo de ensino-aprendizagem.

Quais as principais dificuldades observadas em relação ao treinamento dos alunos? Ter de lidar com um público consideravelmente grande e dentro dessa massa se deparar com situações de desinteresse.

Qual a importância de um projeto como esse para a formação dos alunos? Como havia citado no terceiro questionamento, coloca o aluno diante de uma compreensão daquilo que está exercendo, instigando-o e podendo contribuir para a própria identificação profissional ao seguir, por exemplo, áreas como Direito, Diplomacia, Relações Internacionais, Jornalismo, etc. Com isso, há também uma contribuição cultural, já que muitos alunos não conhecem a cultura dos outros países. Destaque para as Embaixadas que oferecem uma oportunidade de aprofundar sobre as diferentes formas de vida utilizada pelos outros povos.

Quais são as expectativas para o projeto? Esperamos que seja algo organizado e proveitoso para todos e que cada aluno leve essa experiência como uma boa lembrança em sua bagagem curricular.


Por Mirelly Murta e Vitória Rocha


132 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

CRÔNICA: O CARGO

Finalmente tudo terminou. Ela já não aguentava mais tanta pressão, tanto trabalho! Já não suportava aquela carga horária cansativa, turnos intermináveis, pesquisa atrás de pesquisa, documentos, proble

bottom of page